Botas com 42 diamantes, 6 rubis e salto em ouro
24/08/2010
Olívio Martins afirma que inspiração foi a cantora Mariah Carey. Ele espera que a norte-americana se interesse pelo calçado.
O calçadista Olívio Martins, de 41 anos, apresentou na noite desta sexta-feira (20) na Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, um par de botas feito com 42 diamantes, seis rubis e salto em ouro.
Quem quiser levar a preciosidade para casa terá que desembolsar R$ 55 mil. O calçado foi inspirado na cantora Mariah Carey, que se apresenta neste sábado (21) no Parque do Peão, onde acontece a festa. O sonho de Martins é que a norte-americana se interesse em conhecer o produto e, quem sabe, até compre as botas. É difícil alguém que coloque essas botas nos pés não ficar com elas, disse o calçadista.
As botas são feitas de couro de arraia e receberam uma pigmentação especial para ficarem de uma cor vermelha intensa. Martins disse que demorou cinco dias para confeccionar o calçado, pois tudo foi feito à mão. Elas seriam do número de Mariah Carey. Hoje é fácil encontrar essas informações na internet, afirmou ele.
No ano passado, ele criou uma bota que vendeu a R$ 23.700. O calçadista decidiu criar algo mais caro em comemoração aos 55 anos da festa em Barretos. Eu busco algo novo todo ano e lanço aqui em Barretos, contou.
Martins expõe na festa há sete anos. Segundo ele, apenas nos saltos das botas há 67 gramas de ouro.
Ele deseja que Mariah leve as botas para casa, mas disse que ficaria satisfeito se ela vestisse o calçado na apresentação deste sábado. Já valeria, afirmou. Caso não venda para a cantora, ele garante que tem clientes que podem se interessar pelo produto.
"Olha, eu tenho uma clientela para isso. Existe um bom mercado. Lógico que é 4% ou 5% da população, mas tenho clientes que têm quase a coleção inteira. E eu tenho que atender com novos lançamentos", contou o sapateiro, que afirma ter clientes em todo o Brasil e no exterior. "Vendo para Portugal, Nova York e para os outros Estados pela internet."
Entre os clientes cativos estão, segundo ele, "quase todos os cantores sertanejos, a [cantora] Ivete Sangalo, a [apresentadora] Ana Maria Braga".
Martins está há apenas sete anos no ramo. Antes, ele trabalhava com piscinas de fibra. A habilidade para fazer botas, diz ele, é um dom e está no sangue. "Eu sempre gostei de rodeio e fazia as botas para mim.
Cada dia vinha com uma bota para a festa. Um dia eu decidi investir nisso e deu certo. Larguei as piscinas. Hoje faço o que eu gosto", afirmou.
Para quem duvida que a habilidade de fazer sapatos nasceu com ele, o empresário responde: "Meus bisavós eram sapateiros na Itália e eu só descobri isso recentemente. Deve ser dom, né? Deve estar no sangue", finalizou.