Colheita do algodão
05/08/2010
A colheita do algodão segue em ritmo intenso no sudoeste de Goiás. A falta de chuva regular comprometeu a produtividade.
As máquinas aceleram o ritmo na colheita, que deve durar 20 dias. Na área de mil hectares plantada em dezembro a produtividade média é de 380 arrobas por hectare. Toda a produção foi vendida antecipadamente a R$ 40 a arroba. O agrônomo Keully Almeida, que cuida da lavoura, disse que faltou chuva, mas que a qualidade da fibra não foi afetada.
Em outra área da propriedade, onde o plantio foi feito cerca de 15 dias mais tarde, a produtividade é considerada baixa. Está sendo colhida uma média de 200 arrobas por hectare. O problema foi a falta de chuva que comprometeu a produtividade da lavoura.
Na planta dá para perceber perfeitamente em que a falta de chuva prejudicou. A estrutura frutífera está até o final, mas ela não se formou, esclareceu o agrônomo.
Agora, a expectativa é de que a boa produtividade em uma área compense o baixo rendimento da outra parte da plantação. Numa média, você consegue ter uma produtividade em torno de 280 arrobas por hectare. Isso já é satisfatório. Dá para ter um retorno, avaliou o agrônomo.
A área plantada com algodão no próximo ano deve crescer e parte da futura safra já está sendo comercializada.
Globo Rural