Incêndio destrói propriedades em Mato Grosso
03/08/2010
O gado tenta encontrar o que comer entre as cinzas. A cena se repete em mais de 10 propriedades na Gleba Mercedes, em Sinop, norte de Mato Grosso.
O criador Osmar Pereira leva os animais para o sítio de um amigo para tentar salvá-los da queimada e da fome. Só teve uma vaca que queimou a parte de baixo dela. As demais nós conseguimos tirar do curral e não queimou, disse.
No pasto da criadora Vera Bonfim não sobrou nada. As vacas leiteiras, que garantem o sustento da família, também foram retiradas.
O mato seco e o vento ajudam as chamas a se espalhar. Mais de 700 hectares já foram destruídos. Os produtores rurais contam com a ajuda uns dos outros para salvar o que têm.
A suspeita é de que o incêndio tenha começado em um sítio. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente o dono, que teria provocado a queimada, já está preso.
É uma pessoa que, infelizmente, não mora no lote. O lote está abandonado. Não produz nada. Nós vamos fazer a constatação disso e encaminhar ao Ministério Público e ao Incra para que tomem a providência com relação à ocupação desse lote, explicou Rogério Rodrigues, secretário de Meio Ambiente.
O fogo continua com velocidade. A preocupação agora é até onde ele vai. Se necessário, fazer com que a Defesa Civil do Estado tome as providências e venha aqui para não haver um grande desastre, completou o secretário.
Globo Rural