SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DE PROJETOS CARBONO ZERO
02/08/2010
A questão da Sustentabilidade Financeira de Projetos Carbono Zero é outro diferencial que está mudando completamente a atitude de investidores e clientes frente a Projetos de Arquitetura no Brasil.
Como temos a Legislação Ambiental mais rígida do mundo, projetos comprovadamente Sustentáveis, recebem financiamento de Fundos nacionais e Internacionais, o que torna atraente para o cliente investir na elaboração de Projetos de Arquitetura Sustentável, já que esses costumam custar no máximo 10% do valor total da obra.
O custo/benefício de investir 10% para receber 90% em financiamentos torna claro o porquê até mesmo para construir estádios para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os escritórios de arquitetura que têm premiação internacional em Sustentabilidade estão sendo procurados.
Para o Parque do Peão essa situação é magnífica, pois o acordo feito recentemente com a CETESB, já coloca a região numa posição bem favorável para receber esses fundos. Com toda a certeza, um projeto Carbono Zero como será o Pavilhão de Hipoterapia tem as maiores chances de ter a construção totalmente financiada.
É interessante ainda ressaltar, que alguns fundos de financiamento como o da Petrobrás, por exemplo, tem um piso mínimo de R$500.000,00 para projetos ambientalmente corretos.
Marisa Murta Arquiteta com Pós-Graduação em Educação Ambiental e Coordenadora Técnica do Programa Ágape de Revitalização Sócio-Ambiental na zona leste de São Paulo (Junto à ONG DINDA e UNICASTELO Universidade Camilo Castelo Branco).
Release para Imprensa - Artigo Marisa Murta | Foto: - Os Independentes