Evento da RSPO no Brasil
27/07/2010
Conferência em Belém (PA) vai reunir especialistas de diferentes países para discutir o crescimento sustentável de produção do óleo de palma no mundo
A II Conferência Latino Americana da RSPO Roundtable on Sustainable Palm Oil (Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável) acontece no Brasil justamente no ano da biodiversidade. Unindo o objetivo do encontro ao momento mundial, os organizadores da conferência agendada para os dias entre 24 a 27 de agosto, na Estação das Docas, em Belém (PA) vão promover ações para reduzir as emissões de carbono relacionadas ao evento. Elas serão realizadas pela Ver te Verde, empresa que tem como objetivo, entre outros, a redução dos gases causadores do efeito estufa e a preservação e restauração ambiental.
Como a redução das emissões de carbono é realizada através da restauração de áreas degradadas de grande valor ambiental, utilizando espécies nativas e em conformidade com a legislação ambiental, a RSPO promoverá a neutralização de CO2 a partir do plantio de árvores em uma área da Mata Atlântica próxima de rio, localizada no município de Presidente Bernardes, oeste do Estado de São Paulo. A área escolhida foi bastante devastada devido ao cultivo contínuo de cana de açúcar e à criação de gado. O plantio das espécies é realizado em 21 dias e será acompanhado durante dois anos, para que seja efetivo.
Todas as nossas atividades emitem carbono. A conferência da RSPO tem o objetivo primordial de discutir e assumir compromissos para que sejam evitados os erros já cometidos mundo afora em relação ao cultivo da palma. Então, é fundamental que tenhamos um evento pensado de forma correta do início ao final. E essa atitude passa também pela neutralização de carbono, afirma Marcello Brito, vice-presidente da RSPO e único brasileiro a integrar o corpo diretivo da entidade mundial que congrega toda a cadeia produtiva do óleo de palma e interessados.
Inscrições podem ser feitas pelo site www.rspolatinamerica2010.com
A II Conferência Latino Americana da RSPO a primeira aconteceu em Cartagena, Colômbia, em 2008 terá a participação de representantes de todos os países produtores de palma da América Latina, da Malásia, Indonésia e África, além de stakeholders da Europa e Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas no site que trata especialmente do evento no Brasil: www.rspolatinamerica2010.com.
Agendados para os dias 25 e 26, as palestras e os debates contarão com grandes especialistas do setor de óleo de palma (abaixo), desenvolvimento sustentável e política ambiental. Já nos dias 24 e 27 estão programadas visitas técnicas às plantações no interior do Estado. As conferências também terão espaço para debater os termos do programa de incentivo à cultura da palma, lançado recentemente pelo governo brasileiro, bem como discutir seus impactos e oportunidades sobre a floresta e a população da Amazônia brasileira.
Autoridades mundiais no segmento de palma, sustentabilidade e política ambiental já têm participação confirmada na conferência, que conta com patrocínio do Grupo Agropalma, Petrobrás Biocombustíveis, Oxiteno, Cognis, Unilever, Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura do Pará. O evento conta ainda com o apoio institucional de Instituto Ethos, Instituto Peabiru, Conservação Internacional e o FAS - Fórum Amazônia Sustentável e Amigos da Terra.
Conferencistas confirmados:
Prof. Dr. Adil Najam: especialista em política ambiental de países em desenvolvimento, é professor da Universidade de Boston (EUA) e diretor do PRGS Frederick S. Pardee RAND Graduate School, principal formador de PhDs em análise política, localizado em Santa Mônica, Califórnia.
Dr. Dorab Mistry: especialista no mercado de óleos vegetais, dirige um dos maiores grupos industriais da Índia, o Godrej International, e é vice-presidente da IASC - International Association of Seed Trituradores, associação de extração de petróleo internacional.
Dr. Vengeta Rao: PhD em genética, pesquisador de óleo de palma, especialista em melhoramento de plantas e sustentabilidade, presidiu o Malaysian Palm Oil Association (MPOA) Comissão do Meio Ambiente entre 2000 e 2007 e foi um dos fundadores signatários da RSPO.
Dr. Kanthan Ilangovan: engenheiro agrônomo, mestre em Gestão Ambiental, foi responsável na implementação de práticas sustentáveis de produção de óleo de palma no FELDA - Federal Land Development Authority, na Malásia.
Andrew Bünger: formado em ciências políticas em Washington and Lee University, é
diretor de vendas da Fuji Oils (EUA).
Darrel Webber: ex-diretor do WWF Malásia e atual colaborador na área ambiental da News Britain Palm Oil (Papua Nova Guiné) e da GSA Global Sustainable Associates de Cingapura.
Jens Mesa: presidente da Fedepalma - Federação Nacional dos Produtores de Óleo de Palma (Colômbia).
Rommel Vargas: diretor executivo da Ancupa - Asociación Nacional de Cultivadores de Palma Africana (Equador).
Alfredo Rivera: do UNODC United Nations Office on Drugs and Crime, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Peru).
Maria Jose Barney Gonzalez: do Royal Tropical Institute, Holanda, é especialista em indicadores sociais e desenvolvimento social rural, pesquisadora do Instituto Peabiru (Brasil).
Beto Veríssimo: engenheiro Agrônomo e mestre em Ecologia pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), é pesquisador sênior e fundador do Imazon Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Brasil).
Valmir Gabriel Ortega: ex-secretário de Meio Ambiente do Estado do Pará e membro da
CI - Conservação Internacional (Brasil).
Rubens Gomes: do GTA Grupo de Trabalho Amazônico do Fórum Amazônia Sustentável (Brasil).
Benedita Nascimento: representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Ramal Arauaí - 100 pequenos produtores (Brasil).
Tereza Campelo: economista, subchefe da Casa Civil, Governo do Brasil.
Marco Antonio Viana: coordenador geral do Programa de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo do Brasil.
Harald Sauthoff: vice-presidente da divisão Global Management Fatty Alcohols and Natural Raw Materials, da Cognis.