Mercado de uva agrada produtores do Vale do São Francisco
12/07/2010
Produtores de uva do Vale do São Francisco estão contentes com o bom momento da fruta no mercado interno. A colheita começou mais cedo e o preço reagiu bem.
Nas fazendas de uva do Vale do São Francisco a hora é de fazer a limpeza que antecede as vendas. Esse é o trabalho da agricultora Lucinete Oliveira. Eu procuro nos cachos a parte que os passarinhos beliscaram, falou.
Nos sertão é possível ter duas safras por ano. Com a diminuição da oferta da fruta em outras regiões do país, quem tem uva no campo para colher está sorrindo à toa. O preço da fruta está em alta no mercado interno. Outro fator que ajudou a alavancar o preço foi a antecipação da colheita, antes concentrada a partir do mês de setembro, período de exportação da uva.
Há um mês, a variedade de uva benitaka brasil era vendida a um real o quilo. Hoje, é comercializada a R$ 2,50. O aumento se deu porque choveu mais do que o de costume no primeiro semestre no vale e muitos produtores preferiram não arriscar atrasando a poda.
O agricultor Francisco de Assis não teve medo. Ele fez a poda no mês de abril e agora colhe os resultados. Tivemos a sorte que a nossa colheita iniciou essa semana, exatamente no momento em que o preço está em ascensão. Isso é bom pra gente, avaliou.
Na propriedade de 16 hectares em Petrolina, no sertão de Pernambuco, três hectares são de uva sem semente para exportação. O seu Francisco disse que hoje é mais vantajoso vender no Brasil do que para o exterior. No mercado interno a gente consegue fazer duas safras no ano. Não tem tanto risco de perda. Então, fica muito mais interessante produzir variedade com semente visando o mercado interno, explicou.
O agricultor Robério Nunes tem uma área de seis hectares de uva. Ele deve começar a colher nos próximos dias. A expectativa é pegar um preço ainda melhor.
Nos cinco primeiros meses deste ano, a exportação de uva cresceu 14%, em volume, e quase 60 em faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.
Globo Rural