O leite
O leite de cabra é muito digestivo, recomendando-se para pessoas de idade, crianças ou indivíduos que tenham alergia ao leite de vaca. Composição do leite de diversas espécies:
Dados como acidez normal (13-15ºD), densidade (1,032), PH (6,57) e a depressão do ponto crioscópico (-0,558) são importantes para avaliação da qualidade do leite, pois a partir destas variáreis que conseguimos obter maior eficiência na produção de queijos tanto na propriedade como na indústria.
A característica mais importante no leite de cabra, no entanto, é o tamanho de seus glóbulos de gordura, ficando a quatro microns, dificultando a desnatagem, porém facilitando a digestão. Já a manteiga não é de boa qualidade, pois é pobre em caroteno, apresentando-se muito branca.
ºD = graus Dornic
A carne
Além de fornecerem leite de boa qualidade, os caprinos ainda são bons produtores de carne. No entanto o consumo no Sudeste ainda é pequeno e estacional, devido aos hábitos alimentares e a falta de divulgação e oferta, restringindo-se basicamente ao Natal, Ano Novo e Páscoa. Mercados como a população nordestina e italiana da capital de São Paulo possuem grande demanda para essa carne e podendo ser bem explorados. Já no Nordeste o consumo de carne caprina se faz durante o ano todo.
A pele
Para os estados nordestinos, local de grande concentração de caprinos, a pele é muito importante para o produtor, pois pode atingir 30% do preço total do animal. Porém, como a criação é feita a campo e os animais não apresentam grande porte, a quantidade de peles classificadas como boas é muito pequena, ficando a grande maioria classificada como regular.
0 esterco
A produção média de uma cabra é de 600 Kg/animal/ano, o que pode apresentar uma economia considerável na compra de adubos químicos.
Composição Química para 1 litro de M.S.