Programa brasileiro de produção de palma é ambicioso
10/05/2010
, diz pesquisador
Belém/PA - O programa de incentivo à palma que o Brasil está executando é ambicioso e tem as características que quase nenhuma outra ação dessa envergadura no mundo tem, pois deixa clara a preocupação do governo federal com as questões ambientais e sociais, afirmou o pesquisador do Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Humbert Omont, na sexta-feira (7), durante seminário internacional de lançamento do Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil , em Belém/PA.
O pesquisador francês ressaltou que o Brasil tem as condições de clima e solo necessárias para o plantio da oleaginosa, que se desenvolve bem em países de clima tropical, como a Malásia e Indonésia, grandes produtoras, além de alto nível de pesquisas e inovações tecnológicas. O país tem tudo para se tornar o maior produtor mundial do óleo de palma, disse Humbert.
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, que também participou do seminário, ressaltou a importância de todos os envolvidos com o programa visualizarem um elo entre os setores da cadeia produtiva da palma. No caso da Embrapa, o nosso trabalho é garantir a pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da disponibilidade de sementes e mudas e melhoramento genético, para que seja possível o desenvolvimento da iniciativa como um todo, que só se completa com crédito rural, terras adequadas para o plantio e inclusão social, disse Arraes.
Segundo o presidente da Embrapa, o programa brasileiro está nascendo como uma resposta à demanda mundial por óleo de palma, que aumentou significativamente nos últimos anos. O Brasil precisa estar preparado para esse mercado, já que o óleo da palma é o mais consumido em todo o mundo, e nós temos a maior quantidade de terras adequadas para o plantio dessa oleaginosa, finalizou Arraes.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor: Sophia Gebrim