Números expressam as dimensões de uma das maiores feiras do setor de carnes do mundo: 650 expositores, 35.000 compradores e US$ 150 milhões em negócios
Classificada como a maior da América Latina, a Feira Internacional da Industrialização da Carne (Mercoagro) será realizada em Chapecó, na área de maior concentração de frigoríficos do Brasil, no oeste catarinense, no período de 14 a 17 de setembro, reunindo 650 empresas do setor e gerando negócios da ordem de 150 milhões de dólares.
Ancorada por uma série histórica bem-sucedida, a oitava edição da feira está embalada de muito otimismo. Depois de um ano de dificuldade, a indústria da carne iniciou uma escalada mundial de recuperação que influenciará positivamente os negócios gerados na feira, prevê o presidente da BTS, a empresa organizadora, Marco Antônio Mastrandonakis.
A reputação de prestígio da Mercoagro é confirmada pela venda de 100% dos 300 estandes internos e pela lista de espera de empresas interessadas em ingressar na expo-feira. Espaço disponível, agora, somente nas áreas externas dos pavilhões do parque de exposições Tancredo Neves.
Cada estande abrigará duas ou mais empresas expositoras, razão pela qual participarão 650 expositores em uma área de 15.000 metros quadrados. Em quatro dias, a feira receberá 35.000 visitantes/compradores do Brasil e do exterior.
Quem está de fora quer entrar, quem está dentro quer ampliar seu espaço, observa Mastrandonakis. Neste ano, empresas consagradas como a Bitzer (compressores) e a Amazonas (cola para embalagens) estréiam na feira, enquanto expositores como Frinox, Multivac e Guntner aumentam seus estandes.
As empresas expositoras compõem o maior e mais completo conjunto de insumos para o processamento industrial de carnes: máquinas, equipamentos, implementos, embaladoras, condimentos, correias, gases industriais, sistemas de tratamento de efluentes, estufas e equipamentos para congelamento e refrigeração, tripas, filtros, corantes, aromatizantes, impermeabilizantes, utensílios, entre centenas de outros itens.
RELACIONAMENTO
Uma inovação intensificou o relacionamento dos promotores com os empresários. Foi criado o Comitê de Expositores que funciona mediante reuniões mensais da BTS (organizadora e realizadora) e um grupo de vinte empresas expositoras para discutir melhorias físicas, estruturais, conceituais e mercadológicas para que o evento obtenha melhores resultados a cada edição.
A Mercoagro 2010 é realizada pela Brazil Trade Shows (BTS), com promoção da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó. Terá uma programação oficial paralela com seminário internacional da industrialização da carne, clínica tecnológica, laboratório experimental, mostra tecnológica e workshop de difusão tecnológica. As informações são de assessoria de imprensa.