Vacinação contra aftosa em Alagoas
14/03/2010
Vacinação contra aftosa em Alagoas passa a ser feita em maio e novembro
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou, na quinta-feira (11), a modificação do calendário vacinal contra a febre aftosa em Alagoas. Realizadas atualmente nos meses de abril e outubro, as campanhas de vacinação passam a acontecer em maio e novembro.
Os produtores devem ficar atentos à mudança, que já será posta em prática a partir da próxima etapa de vacinação. A única modificação é que agora os animais vão ser vacinados em meses diferentes dos que estávamos habituados. As outras regras, como obrigatoriedade da aplicação em bovinos e bubalinos e declaração da vacinação, continuam as mesmas, alerta Hibernon Cavalcante, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Com a adequação, Alagoas passa a ter o mesmo calendário vacinal de Sergipe e Bahia. O fluxo de animais destes estados para Alagoas é intenso. Durante as campanhas de vacinação, tínhamos alguns problemas com a entrada de animais que ainda não tinham sido vacinados, já que nos Estados de origem a campanha ainda não tinha começado. O ajuste vai facilitar a fiscalização, explica Hibernon.
Além de Alagoas, o Ceará também teve seu calendário vacinal modificado para maio e novembro. Os animais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte devem continuar a ser vacinados em abril e outubro.
Alagoas em Tempo Real