Clima favorece produção de uva em Pernambuco
01/02/2010
01/02 -
O clima favorece o desenvolvimento das lavouras de uva do Vale do São Francisco, em Pernambuco. Os agricultores estão otimistas e aproveitam o tempo mais firme para cuidar dos parreirais.
Uma a uma, as uvas são retiradas. O início do ano é época de raleio nos parreirais, quando as bagas são removidas dos cachos para evitar a superlotação e permitir o desenvolvimento da fruta.
Como veio bastante cacho, a gente aproveitou e deixou. Nesta semana, a gente também está fazendo o raleio. A colheita é prevista para o final de março, disse o agricultor Teófilo Corcino.
O seu Teófilo produz 19 hectares de uva. Na época da colheita, são necessários mais de 60 trabalhadores para dar conta do serviço. A boa notícia é que 35 deles garantiram o emprego também na entressafra por causa do raleio.
É um período que oferece emprego às pessoas e também é uma época em que a gente se esforça para ganhar um lucro a mais, falou a trabalhadora rural Luciene Santos.
O Vale do São Francisco é responsável por quase a totalidade das exportações de uva do Brasil. Para se ter uma ideia, mesmo com as perdas causadas pelo excesso de chuva; no ano passado, mais de 60 mil toneladas da fruta foram para fora do país.
Dos quase 50 hectares de outra plantação, as uvas ainda não brotaram. No lugar, janeiro é mês de poda. A área é preparada para mais um ciclo. Este ano, o tempo está ajudando no desenvolvimento das parreiras.
No ano passado, as exportações brasileiras de uvas frescas tiveram uma redução de 36% no faturamento se comparado a 2008.