ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

HIDROPONIA

07/09/2009

Existem muitas maneiras e técnicas utilizadas para o cultivo de vegetais.

Todas as técnicas desenvolvidas pelo homem, no decorrer do tempo, sempre visaram atender à alguma necessidade específica, corrigir deficiências, aumentar a produção ou a produtividade das lavouras.

A hidroponia não foge a esta regra. É uma técnica bastante antiga e, de certa forma, única em meio a tantas outras. Sua proposta básica é de cultivar vegetais sem a utilização do solo, da terra, mas sim, fazer o cultivo apenas com água, normalmente associada aos elementos nutritivos, essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.

Existem várias vantagens e aplicações para o cultivo hidropônico. Em geral, é mais utilizado para o cultivo de hortaliças, plantas medicinais e flores ornamentais, em pequenas áreas. Apesar disso, existem por todo o mundo grandes áreas cultivadas através da hidroponia. Com a hidroponia, é possível cultivar, de maneira bastante adensada, hortaliças e outros vegetais, alcançando-se um grau de produtividade bastante elevado.

É muito útil em locais onde não há disponibilidade de solo adequado para o cultivo, ou para regiões de climas mais inóspitos, pois o cultivo hidropônico pode ser feito, e geralmente o é, em locais fechados, como estufas. Por se tratar de um tipo de cultivo onde o homem atua de forma completa, os produtos são de alta qualidade e, normalmente, cultivados sem o uso de agrotóxicos.

Podemos destacar a atuação de alguns países no campo de pesquisa e utilização da hidroponia em larga escala: o Japão, há várias décadas, utiliza-se da hidroponia para o cultivo de hortaliças para o consumo da população. Como todos sabem, este é um país que não dispõe de grandes áreas cultiváveis, aliás, que não dispões de grandes áreas para sua própria expansão. Isso fez com que o Japão desenvolvesse várias alternativas para a produção de alimentos, dentre as quais, e com grande destaque, a utilização da hidroponia. Alia-se ao fato da falta de área disponível no Japão, as condições climáticas daquele país, que enfrenta rigorosos invernos.

Outro País que possui um grande know-how em hidroponia é Israel, que produz hortaliças e flores ornamentais, em grande escala, através de plantações hidropônicas.

No Brasil, a hidroponia já está bastante disseminada. Em vários estados, principalmente nas regiões Sudeste e Sul, a utilização da hidroponia é uma realidade há muitos anos. Produz-se flores ornamentais, alface, tomate, além de muitas outras hortaliças.

Nos Estados Unidos, além de haver grandes áreas onde são cultivadas hortaliças através da hidroponia,

há importantes projetos de pesquisa em andamento, principalmente pela NASA e empresas por ela contratadas. O grande interesse da agência espacial americana por esta técnica agrícola dá-se pelo fato de ser a hidroponia a principal forma de obtenção de alimentos no espaço. Com o andamento do projeto para levar o homem a marte e a estação espacial internacional, da qual o Brasil também é membro, a necessidade de se produzir alimentos no espaço, com gravidade zero e sem terra.

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS