ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Aventureiro viaja 1900 quilômetros de mula até Barretos

01/07/2019

Jornada resgata a tradição dos tropeiros e começou em Cruz Alta no Rio Grande do Sul

O criador de cavalos Gláucio Nascimento vem de uma família com pai e avô tropeiros. A paixão pelas viagens no lombo dos animais esteve em toda sua criação e hoje é parte da sua vida. No dia 1 de junho, o aventureiro deu início ao projeto “Resgatando a Tradição”, uma viagem de 1900 quilômetros, no lombo de mulas, que teve como ponto de partida a cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, e tem como destino a Festa do Peão de Barretos. 

Acompanhado de quatro mulas, Gláucio vai revezando os animais durante a viagem e segue acompanhado do irmão que conduz um caminhão de apoio com ração, feno e água para os animais. O pouso da equipe é sempre em fazendas e propriedades rurais pelo caminho. “Viajamos em média 45 quilômetros por dia, seguindo as estradas em terra com indicação dos moradores locais. A receptividade que temos recebido está me surpreendendo. É a força da história do tropeirismo que está tocando os corações das pessoas por onde passamos. Tem sido uma experiência linda e gratificante”, afirmou Gláucio.

Esta semana a aventura segue pelo estado do Paraná e a expectativa é que a chegada em Barretos aconteça na semana da Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece de 15 a 25 de agosto. “Se Deus quiser vamos chegar para comemorar essa linda festa e cumprir o intuito da nossa jornada que é resgatar a importância da tradição dos tropeiros que foram grandes desbravadores do nosso país”, afirmou.

Sobre a Festa

A Festa do Peão de Barretos chega à sua 64ª edição e acontece de 15 a 25 de agosto. São mais de 100 shows durante os 11 dias de evento, com os principais nomes do universo sertanejo como o projeto AMIGOS - que reúne no mesmo palco Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo -, Simone & Simaria, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba, além de espaço para outros ritmos como o swing baiano de Ivete Sangalo.

Na programação esportiva tem rodeio todos os dias nas modalidades Touro, Cavalo – cutiano, sela americana e bareback, Três Tambores, Team Penning e Working Penning.

A tradição dos peões de boiadeiro é mantida com o Concurso Queima do Alho, Concurso do Berrante, apresentações de catira e um palco destinado somente à moda de viola, o Raízes Sertanejas.

 
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS