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Valagro inova para tornar a agricultura brasileira mais rentável e sustentável

19/07/2018

A Valagro do Brasil, subsidiária italiana e líder na produção e comercialização de bioestimulantes e especialidades nutricionais destinados a culturas agrícolas, é um dos cinco mercado prioritário do Grupo ao lado dos Estados Unidos, Índia, China, França e Turquia e, por isso, tem metas ousadas para os próximos quatro anos: crescer 32% até 2022. A estratégia é um ajuste de portfólio, migrando os esforços para o mercado de grandes culturas. “Esse movimento de crescimento terá três pilares: inovação, expansão territorial e investimentos no País”, esclarece Victor Sonzogno, diretor geral Brasil e Cone Sul da Valagro do Brasil.

Grande parte de um dos pilares já está consolidado com a inauguração em 2017 da unidade em Pirassununga, no Estado de São Paulo. Com isso,  a Valagro do Brasil tornou-se o pólo produtor para a América Latina voltado para as  culturas de grãos. No ano passado, a empresa investiu 10 milhões de euros na unidade, que tem capacidade para 50 mil toneladas por ano.

Aliás, o segundo pilar de crescimento da Valagro no Brasil será possível porque a Fábrica de Pirassununga que, com sua localização estratégica, possibilita a realização de movimentos importantes na abertura de novas geografias, como Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do fortalecimento da presença nas áreas de Goiás e Triângulo Mineiro. Ela permitirá também que a subsidiária brasileira aprimore a distribuição de soluções específicas e inovadoras para o mercado da América Latina.

O terceiro pilar, inovação, é o diferencial da Valagro, que investe anualmente 4% de seu faturamento global em pesquisa e desenvolvimento. “Estamos lançando diversos serviços para alargar nossa relação e engajamento de clientes promovendo o compartilhamento de informações solidificando relação de parceria”, diz Sonzogno. Um deles é a o VALAGRO ACADEMY, programa de treinamento  voltado para capacitar clientes sobre soluções e produtos Valagro, como funcionam, e as melhores formas de incorporá-lo no manejo da diferentes culturas atendidas, assegurando bom retorno em relação ao investimento Lançado em 2016, 3 mil profissionais já foram treinadas em mais de 100 treinamentos. Outro projeto é o aplicativo  E-HUB, que possui conteúdo exclusivo disponível a clientes, onde técnicos dos distribuidores podem discutir questões agronômicas com nossos especialistas sobre melhores práticas em diferentes países.

 

 

A intenção não é apenas consolidar a presença nos mercados em que já estamos presentes, mas ampliar a adoção de nossas soluções nos mercados de soja, milho e algodão, para os quais a Valagro recentemente criou e lançou uma solução nutricional inovadora e específica, como o  YieldON e o  Opifol. O YieldON representa o empenho da Valagro à necessidade de aumentar de maneira sustentável a produtividade de grandes culturas como soja, milho, arroz, algodão, trigo e girassol. Aprimora o transporte de açúcares e outros nutrientes, estimula a divisão celular,  e aumenta a síntese e o transporte de lipídios. Estas características técnicas do YieldON permitem obter um aumento significativo da produtividade, garantindo grãos de maior peso e maior quantidade de óleo. Ele é uma resposta eficaz às necessidades específicas do mercado agrícola brasileiro onde as grandes culturas, especialmente de soja e milho, Maior produtividade, Maior Apelo a sustentabilidade e ROI”, afirma o executivo.

Já o Opifol® é a inovadora linha de fertilizantes solúveis em água para aplicação foliar específica para a nutrição das grandes culturas.  Lançado recentemente, é uma combinação única de macro e micronutrientes caracterizada por uma rápida absorção na lâmina foliar que garante uma nutrição equilibrada, eficaz e específica para as principais das grandes culturas como soja, trigo, milho, sementes oleaginosas, algodão, arroz e girassol. 

EVENTO ESTRATÉGICO -  A estratégia da Valagro do Brasil foi apresentada, no início de julho, no evento Valagro for Future Farming, que na etapa brasileira está focado no tema “Ciência Por Trás Dos Bioestimulantes Em Grandes Culturas: Soluções Inovadoras Da Valagro Para O Brasil”. 

 

 

Além da estratégia da empresa, a agenda do evento contou com palestrantes como o  Prof. Dr. Paulo Sentelhas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo, que apresentou estratégias para minimizar o efeito do estresse abiótico na soja, uma das principais causas de impacto sobre a produtividade; e com Prof. Dr. Alessandro Guerra, da Universidade de Rio Verde (Goiás), que se concentrou na gestão técnica de bioestimulantes para grandes culturas. Houve também apresentações de representantes da Valagro como Gianluca di Tommaso, Líder Global de Gestão de Culturas, que falou sobre aspectos importantes da GeaPower, a plataforma Valagro patenteada de tecnologia e inovação para desenvolvimento de produtos, e Murilo Moraes - Gerente de Culturas de Grandes Culturas da Valagro do Brasil, que discutiu as especificidades das melhores soluções para o mercado brasileiro.

O GRUPO VALAGRO – Em 2017, o volume de vendas nas 12 subsidiárias atingiu 133,3 milhões e euros. A empresa está presente no Brasil desde 1998. Sua atuação histórica está mais relacionada à difusão de tecnologia, principalmente em nutrição especial na hortifruticultura. Nos últimos anos, a Valagro do Brasil desenvolveu uma solução completa para grandes culturas , que foi apresentada ao mercado durante os principais eventos agrícolas no Brasil, como o Agrobrasilia e Tecnoshow. 

 



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