ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Suínos/Cepea: preço da carne suína tem a menor relação com a bovina

25/02/2016

Os valores da carne suína no atacado da Grande SP nunca estiveram tão abaixo da concorrente bovina – considerando-se a série histórica do Cepea, iniciada em 2014 para suínos. Na parcial deste mês (até o dia 24), a carcaça especial suína é negociada a R$ 5,22/kg, enquanto a carcaça casada bovina, a R$ 10,01/kg (ambas no atacado da Grande São Paulo), forte diferença de 4,79 reais por quilo. No mesmo período do ano passado, a diferença era de 3,44 reais/kg.

Esse cenário está atrelado tanto à desvalorização da carne suína em grande parte deste mês quanto à alta nos preços da carne bovina no mesmo período. No geral, a queda nos preços do suíno resulta da maior oferta de carne no mercado interno, mesmo diante dos volumes recordes de exportação.

Os elevados preços dos insumos fizeram com que produtores ofertassem mais animais para abate até meados deste mês, o que pressionou as cotações ao longo de toda a cadeia produtiva. Quanto à carne bovina, as cotações elevadas são reflexos da oferta reduzida de boi gordo e também do bom ritmo de exportações em fevereiro.

 

Cepea/Esalq
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS