ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Glossário-Bovinos

30/06/2009

Glossário-Bovinos

Anestro: referente a fêmeas em idade reprodutiva que não entram no cio. Em Condições normais, as vacas (não prenhas) entram no cio num período de aproximadamente 20 dias.

Bezerro: com peso de 6 arrobas e idade aproximada de 9 meses. Boi magro: em geral é o animal que apresenta 10 arrobas de peso e idade aproximada de 24 meses.

Campeão Da Raça: é o melhor animal de uma exposição de animais da mesma raça, sob o ponto de vista da conformação exterior de seu corpo, assim julgado por juizes reconhecidos da raça

. Circunferência Escrotal: circunferência escrotal da progênie de um touro é uma DEP (Diferença Esperada na Progênie) expressa em centímetros, em geral na idade de um ano, medindo o tamanho das gônadas do animal.

CHINBALL: ë um aparelho de marcação por tinta colocado no queixo do rufião que serve para identificar as fêmeas que entraram no cio no período em que permaneceram junto aos machos.

CRIADOR: pecuarista que se especializa em produzir bezerros desmamados para serem vendidos para recriadores ou recriadores- engordadores.

COLOSTRO: o primeiro leite da vaca após Ter parido. Além dos nutrientes normais do leite, o colostro é rico em anticorpos e deve ser ingerido obrigatoriamente pelos bezerros após o nascimento para que ganhem imunidade contra os agentes infecciosos do ambiente. Diferentemente de outros animais, a imunidade da vaca não é transferida ao feto através da placenta (quando de sua formação dentro do útero).

CONCENTRADO: alimento pobre em fibra bruta (FB)- menos de 18%- e rico em energia e proteína, como os grãos de cereais (trigo, arroz, milho, sorgo, etc.) ou de oleaginosas (soja, amendoim, girassol, etc.).

DEFEITO: problema anatômico congênito ou adquirido que prejudica a presença do animal no rebanho podendo ou não afetar sua utilidade produtiva.

DIANTEIRO: parte da carcaça que compreende os cortes de carne dos membros anteriores do animal.

DIFERENÇA ESPERADA NA PROGÊNIE: ou DEP, e a diferença esperada no desempenho da progênie do animal comparada à média de desempenho da progênie de todos os touros dentro de uma mesma raça .A DEP é a capacidade genética de transmissão para uma característica específica do macho (excluída a influência do meio: manejo, alimentação, clima, etc.). Estas medidas estão expressas em unidade de peso. É muito importante tornar claro que o sistema americano de DEP difere do sistema canadense, bem como cada raça tem sua metodologia de avaliação, não podendo ser comparadas entre si.

ECTOPARASITAS: parasitas que vivem e se alimentam na parte externa dos animais. Ex.: berne, bicheira, sarna, carrapato, etc.

ENDOPARASITAS: parasitas que vivem e se alimentam dentro do animal como os vermes estomacais e intestinais. Por exemplo: Haemonchus contortus (que vive se alimentando de sangue dentro do estômago verdadeiro dos bovinos) e Neoscaris vitulorum (que se alimenta do suco dos alimentos ingeridos, no intestino dos bezerros).

ENGORDA: fase da produção de carne que utiliza animais recriados para serem terminados com peso de 16 a 18 arrobas.

ESTÁBULO: geralmente dividida em boxes, esta instalação abriga os animais, protegendo-os das condições climáticas mais adversas.

FORRAGEM: termo geral utilizado para plantas usadas na alimentação de bovinos e que fornecem grandes quantidades de carboidratos solúveis, celulose e hemicelulose. O termo também é aplicado a gramíneas e leguminosas verdes (nas pastagens), fenadas ou ensiladas

. “FLUSHING”: técnica de suplementar a alimentação de vacas e novilhas com rações de alta energia no início da estação de monta. O objetivo é estimular seus órgãos reprodutivos e aumentar a taxa de natalidade do rebanho.

GARROTE: em geral é o animal que apresenta 8,5 arrobas de peso e idade aproximada de 18 meses. GANHO MÉDIO DIÁRIO (GMD): é a taxa de ganho de peso médio por dia obtida como medida de controle de crescimento e engorda. O ganho varia com a alimentação fornecida e o potencial genético do animal. Pode ocorrer também um ganho de peso negativo (com perda real de massa corporal). Isto acontece quando o animal se alimenta em pastagens que não fornecem nutrientes suficientes para suas necessidades de manutenção. Por outro lado, alguns animais conseguem atingir mais de 2,0 kg por dia, com rações de alta energia fornecidas em confinamentos

.GUACHO: bezerro órfão que, pela necessidade de ser amamentado artificialmente ou por mãe adotiva, tem seu aproveitamento econômico dificultado.

GORDURA: a espessura da gordura da 12ª costela da progênie de um touro. A DEP para cada camada de gordura é expressa em polegadas.

HERDABILIDADE: parte da variação de uma característica fenotípica que é devida à herança genética (e, portanto, não a fatores ambientais).

“INBREEDING”: acasalamento de animais muito aparentados entre si. Por exemplo, de um touro com fêmea que é sua filha, de vaca com touro que é seu filho, ou entre animais que são irmãos e irmãs.

IN VITRO: é um termo originado do latim que designa a manipulação de um processo biológico dentro de um processo biológico dentro de um ambiente artificial, em laboratório.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: técnica veterinária que utiliza o sêmen coletado de touro para inoculação em vacas no cio, provocando prenhez artificial (sem relação sexual com o touro).

INTERVALO ENTRE PARTOS: Período de tempo entre dois partos da mesma fêmea, usado como índice de eficiência reprodutiva. O intervalo ideal para uma fazenda de criação é de 13 em 13 meses.

LACTAÇÃO: capacidade orgânica para produção de leite.

MARMORIZAÇÃO: medida relativa à área do olho de lombo da progênie de um touro, tomado na 12ª costela em carcaças resfriadas. Esta DEP é expressa em um total de marmorização numérico, 1 ponto = 1 total de marmorização do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). Marmorização ou marmoreio é um termo usado também para definir trechos de carne com gordura entremeada.

MATERNAL: a medida da habilidade de um touro em transmitir produção leiteira e crescimento às suas filhas. Ela mede o peso ao desmame dos bezerros das filhas de touros e é igual a sua DEP para leite mais metade de sua DEP para peso ao desmame. A DEP é expressa em libras de peso do bezerro.

MOCHO: bovino sem chifres ou cornos, seja por um processo natural ou pela ação do homem (amochamento).

Monípara: fêmea que pare apenas um filho em cada prenhez. A porcentagem de partos gemelares em bovinos é baixa, inferior a 2%.

NOVILHA: Fêmea bovina sexualmente madura e que, portanto, pode conceber e parir. A novilha, quando parida, torna-se vaca. Algumas vezes novilhas paridas muito jovens, com menos de 3 anos, são chamadas de novilhas de primeira cria.

NOVILHA MANINHA ( “FREE-MARTIN” ): fêmea estéril por Ter nascido gêmea com macho. Durante a vida fetal, recebeu células do macho que provocaram um desenvolvimento anormal de seu aparelho reprodutor.

NOVILHO PRECOCE: Novilho de 400 a 500 kg abatido com idade de 18 a 24 meses.

NOVILHO SUPERPRECOCE: novilho de cerca de 380 a 450 kg, abatido com idade entre 10 e 14 meses, que proporciona uma alta qualidade de carcaça e que corresponde aproximadamente ao baby- beef americano.

PASTEJO ROTACIONADO INTENSIVO: para explorar de forma eficiente e econômica as pastagens, faz-se o rodízio do pastos. Isto é possível através do pastejo direto de pequenas áreas subdivididas e cercadas – submetidas a períodos de descanso adequados para melhor crescimento da forrageira .

PERÍODO DE GESTAÇÃO: Tempo entre a concepção e o nascimento de um bezerro, em que ele cresceu dentro do útero da vaca. Vacas Européias têm período de gestação médio de 270 a 290 dias e vacas zebuínas entre 270 e 300 dias

PERÍODO SECO: intervalo entre o desmame e o parto seguinte, no qual a vaca Não está em lactação.

PESO AO NASCER (PN): Medida ou DEP que expressa a diferença do peso ao nascer que se pode esperar da progênie de um touro em comparação com a média da raça. Expresso em libras . Exemplo: Touro A+ 3.5 / Touro B- 2.0. Média da raça: + 1.0 Isto significa que a progênie do touro A vai pesar em média 2,5 libras a mais que a média da raça; já o touro B, 3 libras a menos.

PESO A DESMAMA (PD): DEP que dá o cálculo do aumento médio ou decréscimo do peso ao desmame na progênie de um touro em relação à média da raça. Expresso em libras. Exemplo: Touro A +25 / Touro B + 15 Média da raça: + 10: Se espera que a progênie do touro A seja em média 10 libras mais pesada que a do touro B, e 15 libras a mais que a média da raça ao desmame.

PESO A 1 ANO (PA): cálculo do aumento médio ou decréscimo do peso esperado na progênie de um touro a um ano de idade em relação a média da raça. DEP expressa em libras. Exemplo: Touro A + 35 / touro B – 10 Média da raça: +5. A média da progênie do touro A será 45 libras mais pesada ao ano que a do touro B e 30 Libras a mais que a média da raça.

PESO DE CARCAÇA: os pesos de carcaça ajustados da progênie de um touro. A DEP é expressa em libras.

PIQUETES: pastos cercados e dimensionados para uma quantidade determinada de animais.

PREPOTÊNCIA: a força com que um touro ou uma vaca imprimem suas características à prole.

PRIMIPARA: novilha que está prenha da 1ª cria. RAÇA BRITÂNICAS: São raças de bovinos taurinos originárias da Grã-Bretanha, como angus, hereford e shorthorn, entre as de corte, e jersey e guernsey, entre as de leite.

RAÇAS CONTINENTAIS: vacas de bovinos taurinos originários na Europa continental. Ex.: limousin, simental, blonde d’ aquitaine.

RAÇAS ZEBUÍNAS: raças de bovinos originários da Índia(como o nelore, gir e guzerá) ou que foram criadas no Brasil a partir delas(como tabapuã e indubrasil). Elas representam a maior parte do rebanho brasileiro.

REBANHO DE SELEÇÃO: rebanho utilizado para produção e venda de reprodutores ( touros e vacas ) selecionados quanto à sua capacidade de produzirem animais com altos índices zootécnicos; também chamado de plantel de cabeceira, concentra animais melhoradores genéticos.

RECRIA: fase da produção de animais que vai do desmame até o início da engorda. Por exemplo: bezerros machos nelore desmamados pesam entre 170 a 230 kg e são recriados durante um ano, até atingirem 270 a 330 kg com um ganho médio (GMD) de 0,270 kg. Bezerras nelore desmamam com 140 a 210 kg e recriadas por cerca de 18 meses, com um GMD de 0,225 kg. SECAR A VACA: tirar o bezerro ou deixar de ordenhá- la, preparando- a para o parto seguinte

. SINCRONIZAÇÃO DE CIOS: esta técnica permite sincronizar, através de aplicação de hormônios, o cio da maioria das fêmeas do rebanho. Servidas ou inseminadas em um pequeno intervalo de tempo, elas parirão também em um pequeno intervalo de tempo, racionalizando a utilização de insumos e mão- de obra.

SUMÁRIO DE TOUROS: catálogo que apresenta o melhor da habilidade de transmissão das características de um touro, baseada em uma avaliação conduzida pelas associações de cada raça. O objetivo é identificar o verdadeiro mérito genético de um touro e aumentar seu efeito na seleção. As avaliações medem diferenças entre touros baseado em informações da progênie e são expressas em DEP. As únicas raças que não unificaram as provas Americanas e Canadense são aberdeen e red angus.

TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES: esta técnica consiste em retirar um embrião ou mais do útero de uma fêmea (geralmente de alto valor zootécnico ) e transferi-lo para o útero de outra fêmea. Nesta técnica, a utilização de fêmeas e machos geneticamente superiores aumenta rapidamente o número de animais de um rebanho de seleção.

TRASEIRO: parte da carcaça que compreende os cortes de carne dos membros posteriores, que formam a parte nobre do animal.

VACAS MATRIZES SAUDÁVEIS: animais em geral com 14 arrobas de peso e idade inferior a 36 meses.

VITELO: carne esbranquiçada, cujo valor comercial supera o dos cortes convencionais. Para obter o vitelo, o bezerro é mantido sob uma dieta de alta proteína e energia, mas que é deficiente em ferro. Assim, o animal não produz hemoglobina e globinas musculares em quantidade suficiente para deixar sua musculatura avermelhada/ rosada, características da carne bovina.

VOLUMOSO: é o alimento vegetal rico em fibras (de celulose e hemicelulose ) de que são constituídas as forrageiras presentes nas pastagens dos bovinos. Um volumoso tem mais de 18% de fibra bruta (FB) em sua constituição, porcentagem medida sobre a matéria seca.

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS